CICLO DE VIDA DO PRODUTO II
- cesibandeira
- 18 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jul. de 2020
Exemplo Prático

A Gina é uma jovem sonhadora e com o desejo de empreender.
Ela ama fazer bolos que aprendeu com a sua Tia que a criou desde pequena.
Ela costumava fazer bolos para os almoços de família e os lanches das crianças da casa. Sempre que tivesse uma festa na família ela era responsável pelos bolos que tinham sempre a aprovação de todos.
Um dia a Tia incentivou a Gina a fazer os bolos para os outros e transformar esse seu talento em uma fonte de renda.
Desde então a Gina pensou em mil formas de como fazer dar certo e elaborou uma lista das coisas que precisaria, como os ingredientes, os materiais para a confecção( como batedeiras e formas), que tipo de bolo oferecer ,quanto precisaria gastar e para quem vender ( fase de criação e desenvolvimento).
Após todo esse planeamento ela começou a fazer os bolos por encomenda para as amigas da Tia, os vizinhos e seus amigos. Dessa forma aos poucos começou a ser conhecida (Introdução).
Rapidamente o sabor dos bolos da Gina conquistou o mercado e ela começou a ter grandes encomendas, para baptismos, casamentos e alguns bares e restaurantes, ela começou a ganhar dinheiro e viu que aquilo realmente poderia dar certo.Precisou investir numa cozinha mais equipada, comprou um forno maior, montou o seu negocio no quintal da tia,arranjou fornecedores de produtos como ovos e frutas, contratou duas primas para serem suas ajudantes e a Tia também ajudava sempre que podia.(fase de crescimento).
Ela começou a ficar famosa com os seus bolos, todos da vizinhança e na cidade já a conheciam e sabiam da qualidade do seu produto. Os bolos vendiam muito, o dinheiro já dava para ter uma vida estável, com esse dinheiro ela conseguiu organizar-se e manter as contas em dia.Ela já não se preocupava muito em inovar porque tinha seus clientes que sempre a procuravam.( Maturidade)
Certo dia surgiu no mercado uma forte concorrente, ela tinha feito cursos de pastelaria e confeitaria, oferecia aos clientes sabores inovadores, bolos lindos e caprichosos.Nesse momento as vendas da Gina começaram a diminuir, apesar de ter uma clientela firme,o que é novo sempre chama atenção, a concorrente começou a ganhar espaço e a Gina já não tinha o volume de encomendas de antes. Ela já não conseguia competir com os preços e os novos produtos da concorrência e quase teve que fechar as portas.( Declínio)
Face a esta situação e vendo que estava com problemas ela decidiu investir em cursos e começou a passar horas na Internet para actualizar-se das tendências do mercado e reinventou o seu negócio, iniciando um novo ciclo, mantendo-se competitiva.
Obs: História criada para ilustrar as fases que descrevemos no post anterior.
Espero que tenham gostado de saber sobre o ciclo de vida do produto. Em que fase estás?
Beijos e até ao próximo post
Comments