GESTÃO DE PESSOAS - UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
- cesibandeira
- 10 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2022
Uma empresa não existe sem pessoas e elas precisam ser motivadas.

Muitas vezes quando montamos o nosso negócio e vemos que realmente está a dar certo, as coisas melhoram, a empresa cresce, acabamos por negligenciar a parte mais importante do nosso sucesso que é quem está conosco a viver o mesmo sonho. Sim, infelizmente isso acontece em muitas empresas.
O teu primeiro cliente é sem dúvidas o teu colaborador, ele deve estar sempre no topo da lista de prioridades. Fazer o teu colaborador sentir-se parte da família irá motiva-lo mais que qualquer outra estratégia, pois, se estiver engajado com os objetivos e propósitos do teu negócio, ele irá encarar como parte daquilo que está a ser criado e se sentirá orgulhoso disso, o famoso " vestir a camisola". Dessa forma a tua empresa passa a ser o resultado das pessoas que nela trabalham, o teu rendimento e a tua produtividade dependerão de como tratas o teu colaborador.
“As pessoas podem ampliar ou limitar as forças e fraquezas de uma empresa dependendo de como elas são tratadas”(CHIAVENATO 1999a, p. 09).”
Portanto, para conseguires entregar mais valor aos teus clientes e ter um diferencial em relação as outras empresas no mercado altamente competitivo em que vivemos atualmente, precisas traçar estratégias bem definidas da gestão de pessoas, uma vez que quem trabalha para entregar esse valor aos cliente são os colaboradores. Eles são a peça-chave nesse processo que se reflete no atendimento e na satisfação dos clientes consequentemente nas vendas.
Um colaborador motivado não se importa em acrescentar uma hora de trabalho para concluir uma tarefa, para ele a contribuição para o crescimento é o mais importante, a satisfação de dever cumprido irá move-lo a dar o melhor de si.
Muitos pensam que a motivação está ligada simplesmente a questões salariais, mas não é bem assim. É verdade que é um fator importante porque mexe com as necessidades básicas do individuo e a progressão individual, mas pequenas ações podem motivar sem ter que necessariamente passar pelo salário, por exemplo:
Envolva os colaboradores nos objetivos e metas da empresa, ouça as suas ideias;
Confie determinadas tarefas de alto impacto para promover a responsabilidade, valorização e vá acompanhando o seu desempenho;
Promova ações que tragam bem estar e qualidade de vida ao seu colaborador,
Demonstre interesse e empatia com as suas questões pessoais e familiares,
Estimule o aprendizado e o autoconhecimento, procure capacitar os seus colaboradores para que tenham valências em várias áreas ou numa específica,
E o mais importante, trate-o com respeito.
Essas são algumas de muitas ações que podem ser implementadas para melhorar o clima organizacional e motivar os seus colaboradores.
Lembra-te, se quiseres prosperar precisas primeiro organizar a tua casa e valorizar quem divide o sonho contigo todos os dias.
Se achaste este post interessante e conheces alguém que precisa ler também, de um like e partilhe nas suas redes sociais.
Beijos e até o próximo post.
Comments