CONQUISTANDO A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
- cesibandeira
- 14 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2022

Sabemos o quanto é difícil viver sem se preocupar com o dinheiro, com as contas no fim do mês, fazer das tripas coração para conseguir cumprir os compromissos. Parece que o dinheiro nunca chega para nada, até mesmo para tomar um café com uma amiga não é mesmo?
Temos vários sonhos como, comprar um carro, ter uma casa, ter dinheiro para comprarmos coisas que gostamos, mobilar a nossa casa, investir em um negócio, viajar e tudo fica condicionado ao dinheiro.
Para conseguirmos ter uma certa tranquilidade e realizarmos os nossos sonhos é importante conquistarmos a tão sonhada independência financeira.
Quando falamos em independência financeira a primeira coisa que vem a mente, é não depender de outra pessoa e ter sua própria fonte de renda, o que não deixa de ser correto. Contudo, existe aquela pessoa que já possui uma renda, um emprego e ainda assim, nunca tem dinheiro, essa pessoa não conquistou a sua independência financeira porque não controla os seus recursos e acaba por tornar-se escrava do dinheiro e das dívidas.
Para conseguir dar volta a situação e enfim assumir o controle da sua vida, confira essas dicas.
Assuma o controle dos teus gastos
Para ter uma certa tranquilidade precisas controlar todas as tuas despesas, ou seja, saber quais são os teus gastos fixos e variáveis, anotar tudo que entra e sai, pode ser em um caderno ( o que mais uso) uma planilha no excel ou até mesmo baixar um aplicativo e sobretudo estar a atenta aos gastos desnecessários.
Evite fazer dívidas, e caso fizer inclua sempre na lista do mês para teres noção de quanto ainda podes gastar, evitando juntar com outras e não ter como pagar.
2. Tenha o hábito de guardar dinheiro
Essa é uma tarefa um tanto difícil, por vezes não sobra nada no fim do mês para poupar. No começo pode ser complicado mas se tiveres disciplina , tornará num hábito bom e saudável. A única forma de conquistar a independência financeira é justamente controlando o dinheiro e não deixar ser controlado por ele.
O ideal é conseguir guardar 15% do seu salário todos os meses para conseguir construir uma reserva de emergência, caso tenha dívidas, poupe ao menos 5%, só não perca o hábito.
3. Estabeleça metas
Depois de conseguir poupar dinheiro todo mês e juntar sua reserva é preciso estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, dessa forma conseguirás saber quanto precisas para não te preocupares mais com dinheiro.
Entenda que tipo de vida você quer ter no futuro.
Trace planos para conseguir poupar cada vez mais para atingir suas metas mais rápido
Procure uma forma de ter uma renda extra
Aplique a regra dos 50-15-35, essa regra permite dividir as despesas em 3 categorias:
50% para gastos essenciais: todos os gastos que precisas para viver no dia a dia, como a renda da casa, alimentação, saúde, educação, etc.
15% para prioridades financeiras: para quem não tem dívidas, a prioridade é guardar dinheiro para os projetos futuros.
35% para cuidares de ti: gastos com o salão, um café com a amiga, um mimo de vez em quando, roupas, etc.
Tudo vai depender de ti, de como te comportas e pensas sobre o dinheiro, de como te vês no futuro. Para isso precisas ser organizada e esforçada.
Gostaste das dicas? Tens alguma amiga que também tem o mesmo sonho de ter as finanças em dia? Compartilha com ela!
Siga a página lá no Instagram, comente, partilhe e vamos bater um papo por lá também.
Beijos e até ao próximo post!
Kommentare